"Lembro da alegria que pairava no ar"
 

Estimado Presidente Lula,

Vivo em um país onde a ditadura militar conseguiu arrasar com a saúde mental do povo, semear o medo e a desesperança por mais de 17 anos , polarizando a sociedade de forma permanente.

Quando cheguei aqui, tentava ligar todos os dias pra minha família para amenizar o período difícil de adaptação. Meu pai sempre me dizia que eu deveria regressar, me contava dos benefícios que muita gente estava recebendo com o governo Lula. Havia alegria e esperança no seu coração, e, no meu, um grande orgulho.

Trabalho num bairro popular em Santiago de Chile, sou médica e hoje me emocionei com meu último paciente, um senhor de 84 anos. Chegou com diagnóstico de fibrose pulmonar em etapa terminal. Era um cavalheiro em todos os sentidos, dessas raras e poucas pessoas que guarda o sentido do respeito, da educação.

Ao se despedir perguntou de que país eu era, e pediu pra mandar um abraço pra aquela pessoa que estava injustamente na prisão, o Presidente Lula da Silva. Me apaixonei por sua alma, e não poderia deixar de mandar essa mensagem do senhor Desidério ao meu querido presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e não poderia também deixar de manifestar uma tristeza infinita pelas atrocidades que estão acontecendo no Brasil.

Agora quando ligo, meu pai já não me pede pra voltar, seu discurso é triste e sua alma tem murchado. Eu já questiono o antigo orgulho que sentia. Vejo um futuro sombrio e decadente pro meu país. Temo que aconteça algo parecido ao que passou aqui.

Lembro da primeira vez que votei no PT: “LULA, BRILHA UMA ESTRELA”!, lembro da alegria que pairava no ar. E é isso que necessitamos, Presidente, com urgência, que volte a brilhar a estrela, que se iluminem outra vez os rostos, Lula 2018 já! Lula livre, um Brasil mais digno.

Me despeço com um forte e cúmplice abraço, desejando justiça e sua liberdade o mais rápido possível.

Presidente Lula, o senhor não está sozinho, somos todos suas batalhas, lutas e ideais. “Nossos sonhos jamais serão aprisionados”...e só a história mostrará os verdadeiros traidores da pátria.

Com admiração,

Santiago de Chile, 02/05/2018.




Mais cartas