"Lula, sou imensamente grato ao seu governo por ter me feito acreditar que um mundo melhor é possível."
 

Poço Fundo, 18 de abril de 2018.

Prezado Lula, gostaria muito de ir até você pra te dar o meu abraço de agradecimento. Vivo num dilema de tristeza e esperança. Por um lado, por saber que o seu legado ao povo brasileiro tem sido desmontado a cada dia, por outro, de saber que este seu legado ninguém pode nos roubar, já virou uma ideia de todos os brasileiros de bem, como já disse.

Lula, sou imensamente grato ao seu governo por ter me feito acreditar que um mundo melhor é possível. Sou agricultor familiar, a classe que recebeu dezenas de programas sociais e que revolucionou a economia do meu município de Poço Fundo, MG e de todos que tem ela por base da economia. Antes do seu governo, mal podíamos pisar nos bancos públicos. Os investimentos disponíveis tinham destinos certos aos fazendeirinhos da cidade. Passamos a ser prioridade no seu governo. O programa “Luz Pra Todos” atingiu a imensa maioria dos agricultores deste município. Quem não tinha padrão de luz ganhou e quem já o tinha recebeu adicionais para ampliação de seus investimentos. Os projetos se multiplicaram e a vida rural do meu município se transformou radicalmente. Centenas de secadores de café, de maquinas de beneficiamento, de tratores, caminhonetes, assim como centenas de galpões de armazenamento e de PRONAFs de custeio para lavouras de café. Graças a esta evolução, as moradias rurais tornaram-se objetos de consumo de padrões estéticos nunca vistos na zona rural. Pra você se situar concretamente, só no meu bairro rural, de trinta famílias, há 24 tratores, vinte secadores de café e 9 beneficiadoras de café e todos com pronafs de custeio.

Lula, sempre fui petista, desde os anos 80. Recebi minha formação política na Cebs da Igreja católica a qual milito ainda hoje. Foi na CPT que aprendi a amar o planeta e ter esta consciência planetária da sustentabilidade. Tenho imenso orgulho de dizer que sou cofundador de uma entidade que é reconhecida mundialmente por sua organização de base e da qualidade do seu produto, a COOFAM, que por ironia do destino, oficializamos como cooperativa no ano de 2002, ano da sua primeira vitória eleitoral. Ela é referencia no Brasil na produção de cafés orgânicos e Fairtrade. Foi fundada por pequenos agricultores militantes da CPT-Cebs e do PT municipal. Tenho orgulho de dizer que foi graças ao seu governo, no programa de subsídios do MDA, à cooperativas e associações de pequenos agricultores, que expandimos o nosso marqueting ao mundo participando de feiras internacionais. Já vendemos café pra mais de quinze países. Particularmente participei em 2008 da Biofah em Nuremberg-Alemanha. Foi um marco na minha vida. Imagina um pequeno agricultor de café orgânico numa feira de grande visibilidade, reunindo e participando de negociações com grandes empresários do setor! Dá pra imaginar a dimensão disso?

Lula, a minha vida tem com você alguma simbiose. Casei no mesmo ano da sua eleição, 2002. Tenho duas lindas princesas que são a razão da minha vida, 12 e 14.

Hoje Ana Clara já se destaca na escola por sua capacidade intelectual, por consciência social e política. É sua defensora nata. Escreve muitíssimo bem. E minha grande tristeza é saber que, logo agora que se aproxima dos términos de seus estudos básicos, os programas de apoio à educação estão sendo sucateados. Por outro lado alimento a esperança de que a esquerda brasileira continuará a ganhar eleições.

Lula, ah como queria continuar escrevendo pra lhe contar como amo ser petista e ser seu fã mas despeço por aqui pra que o texto não te canse na leitura.

Abraços e beijos deste que o ama profundamente.




Mais cartas