"Sabemos que a água no Nordeste brasileiro pode ser a diferença entre a vida e a morte."
 

Florianópolis, 14 de maio de 2018.

Querido Presidente:

Não sei se o Sr. Vai ter oportunidade de ler esta carta mas escrevo acreditando que sim.

Eu e meu marido tivemos a honra de conhecê-lo pessoalmente, em Florianópolis, onde moramos, quando o Sr. concorria a Presidência e aceitou tirar uma foto conosco em trajes de praia (todos) na Lagoinha.

Gostamos muito de viajar pelo mundo e também pelo Brasil. Então quero lhe contar o que vi e que justifica a admiração que temos por você.

De Fortaleza para Maceió, de carro, vimos cisternas na frente da maioria das casas e sabemos que a água no Nordeste brasileiro pode ser a diferença entre a vida e a morte.

De Maceió a Paulo Afonso vimos as obras da transposição do Rio São Francisco e a alegria das pessoas que sabiam que a vida ia mudar para melhor.

Na Amazônia, quando fizemos um cruzeiro com um navio espanhol, pelo rio Amazonas, fomos visitar a casa de um ribeirinho que vivia da moenda da mandioca, um pouquinho fora das terras alagadas, quando chegamos lá ele moía a mandioca com um motor. Ele tinha energia elétrica e sabia que era graças ao Sr.

Em outra visita, já nas áreas alagadas, perguntei para dona da casa se precisassem de auxílio como faziam já que era muito longe de Manaus. Ela me respondeu que agora tinha celular, pois tinha energia elétrica, que podia chamar auxílio de Manaus, que chegava de voadeira em 45 minutos.

Sem falar no bolsa família, no minha casa minha vida e nos programas que assentam o homem no lugar onde nasceu e não o obrigam a migrar para outros lugares, longe de seus hábitos, costumes e de sua família, e, onde normalmente é considerado menos qualificado que os outros.

Sem esquecer, presidente, no avanço educacional que houve no país, onde o pobre começou a ter acesso a escolaridade antes privativa das elites dominantes.

No Sul, onde somos elitistas por deformação, e não porque sejamos melhores que os outros, mas também formamos homens e mulheres de muito valor como Getúlio, Brizola, Jango, Zilda Arns, e sonho como você e eles, em ver um país mais igualitário.

Então Presidente, podes ter certeza que o preço que estás pagando é o de acreditar neste sonho.

Vamos visitar o acampamento em Curitiba levando solidariedade e cobertores e levo esta carta para você.

De sua admiradora e eleitora





#EusouLula


Mais cartas