"Plantando esperanças como o senhor nos ensinou a fazer"
 

Belém, 16 de abril de 2018

Querido companheiro Lula,

Penso no senhor a cada instante. Como estará o senhor nessa prisão tão injusta e revoltante. Que situação. Nosso maior guerreiro, nosso maior e mais querido líder, nosso tão amado herói, brutalmente afastado de nós. Presidente Lula, eu não o conheço pessoalmente, mas o amor que eu sinto pelo senhor é imenso. Chorei por vários dias depois da sua prisão. Clamo para que o senhor não se sinta só, para que o senhor não fique triste. Que o senhor tenha muita calma, paz, serenidade e inspiração divina no tempo que estiver aí. Nós aqui fora estamos resistindo, lutando, lhe defendendo e plantando esperanças como o senhor nos ensinou a fazer.

Sabemos que o senhor está aí por nós. Depois de todos os seus feitos heroicos, grandiosos e históricos, o senhor merecia estar sendo tratado como um rei, não só pelo povo e pelas frentes progressistas, mas por todos os segmentos dessa nação. Mesmo assim, os odiosos e desprezíveis que te perseguem não conseguem esconder o seu legado e o seu enorme prestígio mundo afora.

Que privilégio eu sinto por viver e existir na mesma época que o senhor, e testemunhar a inimaginável transformação social e estrutural que um retirante nordestino, um operário, um homem do povo proporcionou ao nosso país. Lula, o senhor é um gigante fenômeno na história do Brasil e do mundo. Nossa síndrome de vira-lata e nossa trajetória como país colonial sempre submisso a potências imperiais nos limitava a realmente acreditar que o Brasil pudesse ir tão longe, como foi no seu governo. Uma verdadeira revolução pacífica onde pudemos, pela primeira vez em 500 anos, experimentar o que é viver em uma democracia vibrante, numa sociedade mais solidária e justa, repleta de oportunidades para toda uma população. A triunfante erradicação da miséria e fome, a diminuição de tão criminosa desigualdade social. Um país das dimensões do Brasil se tornando a 6ª economia mundial, crescendo com inclusão social. Tudo isso em 8 anos. Não vamos esquecer, agora sabemos do nosso potencial e que podemos ir mais longe.

Eu tenho 39 anos, sou engenheira florestal e há cerca de 15 anos trabalho com comunidades tradicionais (ribeirinhos, indígenas, quilombolas, etc) na região Amazônica, produzindo de forma participativa conhecimentos para ajudar a viabilizar o desenvolvimento de meios de vida sustentáveis. Ou seja, formas de conciliar melhorias dos padrões de vida com a conservação da floresta e de outros recursos naturais. E repare só: minha pesquisa de doutorado demonstrou que as políticas sociais implementadas no seu governo e no governo da presidenta Dilma não só proporcionaram notáveis e incontáveis melhorias das condições de vida locais em diversos parâmetros (escolaridade, nutrição, renda, consumo, produção agroextrativista, bem estar e autoestima), como também se notou a diminuição do uso insustentável e predatório dos recursos naturais. Quer dizer, na medida que a pobreza diminuiu, muitas comunidades passaram a preservar mais a floresta, a melhorar suas condições de organização social e a diversificar suas fontes de renda. Para dar um exemplo concreto, a situação de exclusão e miséria que antes muitas daquelas famílias viviam fazia com que se derrubasse muita madeira, vendida a “preço de banana” em relações injustas de mercado e para suprir necessidades básicas. As políticas sociais dos governos Lula e Dilma empoderaram muitas populações tradicionais da Amazônia para desenvolver um melhor manejo e proteção das florestas. Enfim, eu poderia contar muitas outras experiências nesse sentido, mas vou parar por aqui porque sei que o senhor tem muitas outras cartas para ler!

Querido presidente, a sua coragem nos fortalece e inspira. A sua humanidade é tão profunda e verdadeira. O senhor nos representa no que há de melhor e mais belo e íntegro da essência do povo brasileiro. Nossa gratidão é plena, nosso amor pelo senhor é absoluto e não vamos sossegar enquanto não lhe vermos livre e governando novamente esse país.

Um forte abraço e até breve. Com todo meu carinho,



#LulaValeaLuta

#Lulaeuconfio

#EuSouLula

#LulaLivre

#LulaNósteAmamos


Mais cartas